quarta-feira, 1 de abril de 2009

Alguma coisa

"Há alguma coisa não-acontecendo que me apavora".(*)
Foi assim que começou o meu dia. Talvez com a melhor descrição do que tem se passado, do meu pânico, do tédio, dessa coisa besta que virou a vida nos últimos tempos. Um mal estar que não diz e não quer nada. Aquele mesmo mal estar de se desejar sem nem mesmo saber o que, como nos lindos versos da Florbela. E ainda acrescentaria o desejar sem ao menos saber que se deseja, pq a impressão que tenho é a de que na falta de uma idéia do que desejar, acaba-se por nada desejar, o que é ainda mais grave.
De fato há alguma que incomoda. Alguma coisa que não acontece. Algo de vazio.
Às vezes acho que é por causa do tempo que não passa. Das estações que não mudam. Desse calor maldito que não vai embora. Das chuvas que prometem mas não caem.
E que talvez tudo isso mude qdo o frio chegar. E algumas folhas mortas há tanto tempo comecem a cair.
Tenho a impressão que essa angústia toda vem da iminência do não-acontecer. Numa roda heidelgeriana de não-ser ou não-ser-com (ou não-ser-com-no-mundo). Como se o nada pudesse existir na medida não só de não-ser como de não-acontecer. E como se eu estivesse presa entre o mundo das coisas que são, o das que não são e o das que não existem, e por isso nunca vão-ser. E que essa prisão insana estivesse na iminência de acabar. E nunca acabasse. Deve ter ficado mais confuso mas é isso.

Hoje me sinto como as nuvens carregadas da chuva que não cai. Ou do frio que não chega. Queria arrancar a alma da carcaça e ficar assim, vazia de vazio.

Não que eu goste da carcaça, mas tenho gostado ainda menos da minha alma.

Voltei para casa, no rádio Biquine Cavadão, "será que o tempo sempre disfarça? Quem sabe um dia isso tudo passa..."

(*) Arnaldo Jabor, Caderno 2, OESP, 31.03

2 comentários:

Anrí disse...

Pe, não fica assim não. Você tem pelo menos dois motivos para se alegrar: o primeiro é que é linda e amada por nós e o segundo é que se continuarmos nessa toada A.Men e Afonso irão nos expulsar do blog rsrs. Vamos rir mais da vida e pensar menos! Bj grande PS: A.Men, qual o segredo dessa alegria?

penelope disse...

Hahaha, já falei que qdo eu nascer de novo vou querer nascer André.
Pois é, vc tem razão...hj aconteceu uma coisa besta que me fez perceber o qto absurdo é o meu grau de exigência comigo mesma, depois te conto.
Vou rir. Assim que passar. Pq realmente é foda esse pessoal que fica de bode 24hs por dia, rsrs.
Ah, e lindos são vcs!!